Embassy of Portugal in Timor-Leste

Ministry of Foreign Affairs

Projeto Formar Mais – Missão de Acompanhamento de Supervisão Científico Pedagógica

Formar Mais

Decorre, entre os dias 08 e 19 de maio, a segunda missão de Missão de Acompanhamento de Supervisão Científico pedagógica do Projeto Formar Mais.

Para o efeito encontra-se em Timor-Leste uma equipa composta por elementos do Camões, I.P. e da Universidade de Aveiro, entidade que, no âmbito do projeto, está responsável pela sua Supervisão Científico pedagógica.

A missão inclui encontros com o Instituto de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (INFORDEPE), entidade responsável pela formação contínua dos professores e na qual se encontra integrado o projeto, com os Diretores Gerais do Ministério da Educação bem como o Sr. Ministro da Educação e a Sr.ª Vice-Ministra da Educação.

Formai1

Formai2

Formai3

Para além de encontros institucionais, a missão incluí visitas a várias escolas abrangidas pelo projeto nos Municípios de Dili, Bobonaro, Manatuto, Lospalos, Baucau, Viqueque, Ermera e Liquiçá, durante as quais será possível observar a implementação das atividades do projeto bem como trocar impressões com as direcções das escolas abrangidas, os formadores, os formandos e a comunidade escolar em geral, permitindo identificar os pontos fortes e fracos bem como propor recomendações para o próximo semestre do projeto.

Durante a missão terão ainda lugar a reabertura de três bibliotecas, apoiadas pelo projeto.

O Projeto Formar Mais é um projeto da Cooperação Portuguesa, em colaboração com o INFORDEPE, que tem por objetivo contribuir para a consolidação do sistema educativo de Timor-Leste através do apoio ao setor da formação académica e profissional de docentes e de profissionais do sistema educativo.

Semana da Língua Portuguesa – Ciclo de Documentários da CPLP

Ciclo1

No âmbito das comemorações da Semana da Língua Portuguesa, organizada pelos serviços culturais da Embaixada de Portugal, e em parceria com Fundação Oriente, teve lugar, no dia passado dia 6 de maio, o início da exibição do Ciclo de Documentários da CPLP – “A Nossa Língua”.

Ciclo2

O ciclo de documentários foi coproduzidos com o apoio da CPLP em resultado do I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Documentário da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e que tinha como objectivo especifico consolidar a rede CPLP de audiovisual, enquanto plataforma de produção e circulação de conteúdos.

A exibição destes documentários tem por objetivo não apenas difundir a produção audiovisual realizada na CPLP e estimular o intercâmbio cultural entre os povos membros daquela comunidade, mas também oferecer ao público timorense conteúdos audiovisuais que apresentem uma visão contemporânea dos países de língua portuguesa.

Os documentários serão exibidos por ordem alfabética dos países que integram a CPLP - à exceção do documentário de Timor-Leste que deveria ser o último a ser exibido, mas que será exibido no dia 27 de maio.

No dia 13 de maio, pelas 15H00, estarão em destaque Cabo Verde e Guiné Bissau. Participe! 

 

Contacts

Embaixada de Portugal
Edifício ACAIT
Rua 30 de agosto, n.º 2
Díli

(00670) 331 00 50 (Chancery)
(00670) 331 15 20 (Consular Section)
dili@mne.pt (Chancery)
embaixador@embaixadaportugal.tl (Chancery)
sconsular.dili@mne.pt (Consular Section)
consular@embaixadaportugal.tl (Consular Section)

More information

Useful links

guterres

Portuguese Communities Portal logotype

Logotipo International Careers logotype

Turismo de Portugal logotype

AICEP - Portugal Global logotype

Portugal Economy Probe logotype

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua logotype

Instituto Diplomático logotype