Embassy of Portugal in Timor-Leste

Ministry of Foreign Affairs

Semana da Língua Portuguesa – Apresentação do “Novo Atlas de Língua Portuguesa”

No âmbito das comemorações da Semana da Língua Portuguesa, organizada pelos serviços culturais da Embaixada de Portugal, e em parceria com a Representação Permanente da CPLP em Díli – Ministérios dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, teve lugar, no dia 5 de maio, Dia da Língua Portuguesa e das culturas da CPLP, a apresentação do “Novo Atlas de Língua Portuguesa”.

Atlas1

Compareçam ao evento S. Exa o Ministro da Educação e S. Exa o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, bem como outras altas individualidades nacionais e internacionais do panorama político timorense.

Atlas2

A apresentação do Atlas foi da responsabilidade do Professor Benjamim Côrte-Real, Diretor do Instituto Nacional de Linguística.

Atlas3

O Novo Atlas da Língua Portuguesa é da autoria do reitor do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Luís Antero Reto, e dos professores, também do ISCTE-IUL, Fernando Luís Machado e José Paulo Esperança, tendo a sua edição contado com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Esta publicação descreve um panorama muito amplo sobre o ensino do português no mundo, fornece dados sobre as populações dos países de língua portuguesa e informação desagregada relativa às várias diásporas e aos múltiplos crioulos com base no português. Dá ainda destaque a indicadores das áreas da cultura e das indústrias criativas e da ciência. Contempla igualmente um vasto conjunto de indicadores geográficos, económicos, financeiros, comerciais, de mobilidade humana e de inserção geoestratégica nas várias organizações internacionais dos países membros da nossa comunidade linguística.

Share:
FacebookTwitterGoogle +E-mail