Mais notíciasNotícias

Este ano comemora-se, pela primeira vez, o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

 A 25 de novembro de 2019, a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, declarou o dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, devido à dimensão internacional da nossa língua comum. Esta é a primeira vez que uma língua não oficial da UNESCO recebe esta distinção. 

É língua oficial nos nove estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e na Região Administrativa Especial da Macau, na China, representando cerca de 3,7% da população mundial. Juntas, as economias dos Estados-membros da CPLP valem cerca de 2.970 milhões de dólares.

 

O português é a língua mais falada no hemisfério sul e a quarta mais falada no mundo.

 São quase 265 milhões de falantes da Língua Portuguesa, espalhados pelos cinco continentes. Segundo previsão da Organização das Nações Unidas, em 2100, serão mais de 500 milhões!

 Apesar do atual contexto não permitir o encontro entre as pessoas, para celebrar esta data, a Embaixada de Portugal em Díli e o Centro Cultural Português não poderiam deixar de, através de outros meios, assinalar o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa.  Ver link Dia Mundial da Língua Portuguesa

 É nossa intenção a valorização da Língua Portuguesa como Língua de Comunidade, de Cultura, de Negócios, de Conhecimento e de Oportunidades. 

 

Uma Língua do Mundo e para o Mundo, que nos une, na diversidade.

 

 

 

 

 

Cara/o Utente,

A Secção Consular estará a partir de hoje encerrada ao público e funcionará apenas para casos urgentes. Deverá ser previamente feito um contacto por e-mail para sconsular.dili@mne.pt.

Os pedidos de nacionalidade estão por ora suspensos e não temos capacidade, neste momento, para prestar qualquer informação sobre os mesmos, concentrados que estamos no apoio à Comunidade Portuguesa. Por outro lado, a nossa caixa de correio tem uma capacidade limitada pelo que agradecemos a todos os requerentes de nacionalidade portuguesa que evitem, nos próximos dias, enviar e-mails sobre este assunto. 

Lamentamos todos os incómodos causados, mas neste momento a prioridade absoluta é de segurança da Comunidade em geral. Nesse sentido, o funcionamento normal deste Posto não garantia que as medidas-barreiras exigíveis fossem eficazmente mantidas, dada a elevada afluência de utentes. Procuramos evitar assim deslocações sucessivas e reduzir a possibilidade de exposição ao vírus.
Todas as urgências devidamente comprovadas serão acompanhadas e tratadas.

Cabe-nos a todos combater esta epidemia que, se não for travada, terá consequências graves para a comunidade em geral. Faça parte deste esforço. Adote as medidas-barreiras. Evite deslocações, mantenha a distância social recomendada.


Apelamos à sua compreensão e ao seu sentido de cidadania.

Pense em si, atue pelos outros.

Contactos

Embaixada de Portugal
Rua Palácio do Governo
Díli

(00670) 331 00 50 (Chancelaria)
(00670) 331 15 20 (Secção Consular)
dili@mne.pt (Chancelaria)
embaixador.dili@mne.pt (Chancelaria)
atendimento.dili@mne.pt (Secção Consular)
sconsular.dili@mne.pt (Secção Consular)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

guterres

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático