Mais notíciasNotícias

Cara/o Utente,

A Secção Consular estará a partir de hoje encerrada ao público e funcionará apenas para casos urgentes. Deverá ser previamente feito um contacto por e-mail para sconsular.dili@mne.pt.

Os pedidos de nacionalidade estão por ora suspensos e não temos capacidade, neste momento, para prestar qualquer informação sobre os mesmos, concentrados que estamos no apoio à Comunidade Portuguesa. Por outro lado, a nossa caixa de correio tem uma capacidade limitada pelo que agradecemos a todos os requerentes de nacionalidade portuguesa que evitem, nos próximos dias, enviar e-mails sobre este assunto. 

Lamentamos todos os incómodos causados, mas neste momento a prioridade absoluta é de segurança da Comunidade em geral. Nesse sentido, o funcionamento normal deste Posto não garantia que as medidas-barreiras exigíveis fossem eficazmente mantidas, dada a elevada afluência de utentes. Procuramos evitar assim deslocações sucessivas e reduzir a possibilidade de exposição ao vírus.
Todas as urgências devidamente comprovadas serão acompanhadas e tratadas.

Cabe-nos a todos combater esta epidemia que, se não for travada, terá consequências graves para a comunidade em geral. Faça parte deste esforço. Adote as medidas-barreiras. Evite deslocações, mantenha a distância social recomendada.


Apelamos à sua compreensão e ao seu sentido de cidadania.

Pense em si, atue pelos outros.

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Assinala-se hoje o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Há 75 anos, foi libertado pelas tropas aliadas o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, símbolo máximo da barbárie humana.

Neste dia evocamos todas as vítimas do Holocausto e da ideologia nazi. Relembramos não apenas as vidas dos milhões de judeus, mas as de todos aqueles que, pelas suas origens, crenças, orientação sexual, condições físicas e opções políticas foram perseguidos, e os milhões de prisioneiros de guerra mortos pela fome, pela doença, pelo trabalho forçado. Homenageamos também memória de todos aqueles que tiveram a coragem de escolher fazer o que estava certo, independentemente das consequências. Entre nós figuram Aristides de Sousa Mendes e os também diplomatas Carlos Garrido Sampaio e Alberto Teixeira Branquinho e o Padre Joaquim Carreira.

Manter viva a memória do Holocausto, defendendo os valores da nossa sociedade democrática, liberal e inclusiva, é fundamental para que não se esqueçam os perigos que advêm da intolerância, do ódio, da xenofobia, do racismo, do antissemitismo e da discriminação.

Em 2019, Portugal tornou-se membro da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, reforçando o seu compromisso de promoção da educação das novas gerações sobre este tenebroso período. Educar é a melhor forma de prevenção e, também, de homenagem.

Recordar este período negro da História da Humanidade e assegurar que se não repete é, mais do que nunca, um imperativo.

Lisboa, 27 de janeiro de 2020

Contactos

Embaixada de Portugal
Rua Palácio do Governo
Díli

(00670) 331 00 50 (Chancelaria)
(00670) 331 15 20 (Secção Consular)
dili@mne.pt (Chancelaria)
embaixador.dili@mne.pt (Chancelaria)
atendimento.dili@mne.pt (Secção Consular)
sconsular.dili@mne.pt (Secção Consular)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

guterres

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático