Embaixada de Portugal em Timor-Leste

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Plataforma de Ensino a Distância “Português Mais Perto”

PortuguesMaisPerto

Plataforma “Português Mais Perto” constitui uma nova ferramenta disponível para o ensino e aprendizagem do português, reunindo dezenas de aulas interativas para a aprendizagem da língua. Está concebida como um apoio às famílias, na sua esfera educativa, proporcionando uma experiência de estudo orientada para a aprendizagem individual e autónoma do aluno, complementada, numa segunda modalidade, com a possibilidade de dispor de apoio de um tutor.

Representa uma resposta às novas necessidades de ensino do português no estrangeiro, quer para apoio a crianças e jovens que frequentavam a escola em Portugal e se deslocam para o estrangeiro, acompanhando a sua família, por períodos de dimensão variável e não de fixação, quer para apoio a crianças e jovens de Língua de Herança, cuja dispersão geográfica não permite criar turmas para a aprendizagem em regime presencial, por número insuficiente de alunos.

A Plataforma, que pode ser acedida em www.portuguesmaisperto.pt, disponibiliza conteúdos e atividades interactivas em duas valências e três modalidades:

Valências:

  1. i) Português Língua Materna, adaptada aos currículos nacionais portugueses do 1.º ao 12.º ano;
  2. ii) Português Língua de Herança, níveis A1, A2, B1 e B2 (Conteúdo produzido pela Porto Editora e validado pelo Camões, I.P.).

Modalidades:

  1. i) Autoaprendizagem: aluno interage com conteúdos interactivos e exercícios autocorrectivos;
  2. ii) Tutoria assíncrona: além de interagir com conteúdos interactivos e exercícios autocorrectivos, o aluno dispõe de contacto com tutor, que responde a todas as suas questões de aprendizagem ou de utilização da plataforma no prazo de 24horas, sendo a supervisão cietnífico-pedagógica assegurada pelo Camões, I.P.;

iii) Escola: uma escola/associação no estrangeiro adquire uma licença para utilização em sala de aula com os seus alunos, pelo(s) seu(s) professor(es).

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail